Você está aqui

Prêmio Fenead: lição de cidadania

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Estudantes universitários de todo o Brasil poderão ter a oportunidade de atuar na área social, com um apoio qualificado. A Federação Nacional dos Estudantes de Administração está lançando o Prêmio Fenead: Ação Nacional de Estudantes Universitários para Soluções Sociais, destinado a incentivar iniciativas de universitários voltadas para a área social. Em sua sexta edição, o Prêmio Fenead tem como objetivos sensibilizar os futuros profissionais para a responsabilidade social, promover uma maior interação entre a universidade e o seu contexto local, e auxiliar equipes de estudantes a transformarem suas idéias em projetos sociais passíveis de implementação.


Cada equipe deve ser composta por no mínimo: um estudante de graduação em Administração, um estudante de qualquer outro curso de graduação, um professor orientador universitário e um representante do público-alvo do projeto. A equipe poderá enviar as suas propostas para análise no período de 1º a 28 de outubro. Serão aceitos projetos nas áreas de meio ambiente, educação, desenvolvimento comunitário, geração de renda, assistência à criança, ou qualquer outra área, desde que busquem provocar impacto na sociedade e tenha um contexto de responsabilidade social. Uma análise cuidadosa levará em conta a motivação da equipe, a coerência e a viabilidade da proposta diante da realidade local, e a participação do público-alvo na elaboração da proposta.


As dez equipes selecionadas serão contempladas com a participação em uma capacitação, em Recife (PE), onde terão a orientação e o acompanhamento de especialistas na área social e da Comissão Organizadora do Prêmio Fenead. Em outubro de 2003, haverá um seminário para avaliar os resultados da implementação e promover a troca de experiências entre as equipes. Aquelas que forem escolhidas também serão apresentadas pela Comissão Organizadora a possíveis financiadores, como agentes de crédito e instituições de financiamento.


Este ano, a proposta do Prêmio Fenead está bem diferenciada. Nas edições anteriores, o Prêmio selecionava quatro propostas que recebiam um financiamento de R$ 20 mil. A partir deste ano, o apoio às equipes (que agora são dez) será fornecido de modo que elas mesmas façam a captação de recursos e busquem parcerias. Este novo procedimento contribui para que não haja restrição de valor dos recursos para os projetos. "Vimos que os estudantes tinham dificuldade de desenvolver projetos sociais dentro da faculdade, pois não existem muitos professores nas universidades que tenham uma boa visão do terceiro setor e de responsabilidade social, principalmente na área da Administração, onde a visão é mais mercadológica", afirma Ana Angélica Rocha, que participa da Comissão Organizadora do Prêmio Fenead. "A proposta agora é mais trabalhosa e o processo educativo, mais forte, mas esses fatores possibilitarão uma melhor implementação dos projetos", complementa.


Para saber como participar e outras informações sobre o Prêmio Fenead, acesse a página www.premiofenead.org.br ou escreva para premiofenead2002@uol.com.br.


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer