Você está aqui

Rede Jovem

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

O III Encontro da Rede Jovem, realizado na última semana, no Rio de Janeiro, reuniu 30 representantes do projeto, entre coordenadores, monitores e voluntários, com o objetivo de promover a troca de experiências, fortalecer a noção de rede entre os participantes e debater novas iniciativas. Em atividade há um ano, o projeto Rede Jovem introduz jovens de baixa renda no universo da internet e estimula a criatividade e o intercâmbio entre esses jovens.


A Rede Jovem é uma iniciativa do Conselho da Comunidade Solidária, e tem por missão fortalecer a participação da juventude na sociedade e combater a exclusão digital dos jovens. O projeto conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Unesco e tem parceiros como a Rits, a Fábrica Digital e a Aspecto Design. A Rede funciona através dos Espaços Jovens, onde é oferecido aos jovens de comunidades de baixa renda o acesso gratuito à internet. Atualmente, existem sete Espaços, localizados nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia.


Os espaços são cedidos por instituições que trabalham com juventude nas comunidades, associações de moradores ou pelas prefeituras. Além das salas, esses parceiros também oferecem a infra-estrutura e a linha telefônica. A Rede Jovem é responsável pelo fornecimento das máquinas, das bolsas para os monitores, pela assessoria, orientação quanto à missão do projeto e a indicação de possíveis parcerias. Cada Espaço conta com um monitor e uma monitora - jovens da própria comunidade que orientam os usuários na utilização da internet. E a administração fica por conta da coordenação de cada espaço, aonde chegam, diariamente, 50 jovens, em média. O interesse das comunidades pelo projeto é tanto que as pessoas chegam a fazer fila na porta. Para atender a todos os interessados, os coordenadores organizam algum esquema de horário.


O III Encontro da Rede Jovem debateu, principalmente, a estrutura do site, que deve ser inaugurado em março. O site será constituído de espaço para notícias, salas de bate-papo e outras seções que serão produzidas pelos jovens. Também foi discutida a criação de um endereço eletrônico com o domínio "redejovem.org.br". "Queremos que esse espaço virtual tenha a cara dos jovens. Por isso, precisamos verificar se as ferramentas que estamos programando para o site são as mesmas que eles desejam utilizar", diz Renata Affonso, coordenadora executiva da Rede Jovem. Este ano, o projeto pretende criar 25 novos Espaços Jovens no país.


Renata explica que o objetivo do projeto não é oferecer cursos, embora eles sejam realizados em alguns espaços, dependendo da coordenação local e das necessidades da comunidade. O trabalho da Rede Jovem é voltado para a inclusão digital e não apenas para a capacitação para o mercado de trabalho. "A inclusão digital não se limita à inclusão no mercado de trabalho", diz. Numa sociedade onde os sistemas funcionam cada vez mais através da tecnologia digital, os indivíduos que não tiverem acesso ao conhecimento desses novos códigos, terão menos qualidade de vida. A exclusão do mercado de trabalho é apenas uma das conseqüências da inadaptação a essa nova dinâmica. "A inclusão digital é necessária, hoje, para garantir o direito de todo o cidadão de ter acesso à informação," conclui Renata.


Uma das dificuldades no desenvolvimento do projeto se deve a uma cultura tradicionalmente hierarquizada. "As pessoas não estão acostumas a trabalhar em rede. Estão habituadas a agir através do comando de uma autoridade. Quando percebem que têm que agir por conta própria, ficam atordoadas", diz Renata. A inclusão digital, como um instrumento de exercício da cidadania, pode contribuir para mudar esse comportamento. Na Rede, os jovens fazem pesquisas, debatem sobre temas do seu cotidiano, participam de listas de discussão, de bate-papo entre os espaços, da produção de boletins semanais e, não satisfeitos, reivindicam uma participação mais ativa no projeto.


Para obter mais informações sobre a Rede Jovem, escreva para comunicacao@redejovem.org.br.


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer