Você está aqui

Diversão e arte no Espaço de Construção da Cultura

Autor original: Graciela Baroni Selaimen

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

No final de novembro, o trabalho desenvolvido ao longo de um ano no Espaço de Construção da Cultura vai estar na rua. O público vai poder assistir a quarenta jovens – entre 8 e 22 anos – e alguns representantes da terceira idade no espetáculo "No meio da rua", primeira produção do projeto desenvolvido pelo Comitê de Ação da Cidadania. O Espaço está em atividade desde outubro de 99, numa casa em Santa Teresa, cedida em comodato pela Tenda Espírita - instituição que antes funcionava ali.


A proposta inicial era levar educação artística e cultura às comunidades das oito favelas de Santa Tereza, através de oficinas de canto, dança, reciclagem, teatro e recuperação de instrumentos musicais. Hoje, já são 20 oficinas atendendo a um público diversificado. Segundo Divana Brandão, diretora do Espaço de Construção da Cultura, "80% do nosso público são jovens das favelas. Os outros 20% são de classe média, e é muito bom que haja essa convivência entre jovens que têm realidades diferentes". Atualmente, participam das atividades do Espaço mais de 300 crianças e adolescentes. "Também há participação de pessoas da terceira idade", conta Divana.


A casa tem portas abertas. Não é cobrada mensalidade, apenas uma taxa de inscrição no valor de R$5,00. A única condição que se estabelece para a participação nas atividades é que os jovens frequentem a escola.


O professor de teatro André Câmara, que ensaia os meninos para o espetáculo "No meio da rua", afirma que este Espaço veio mudar a vida de muita gente. "Estamos tirando jovens do tráfico de drogas. Isso está acontecendo. Lidamos com crianças que vivem na faixa de risco: vivenciam a violência, a banalização do absurdo. A arte e a cultura são uma forma saudável de dar perspectivas a estes meninos e formar cidadãos. Estamos conseguindo desenvolver neles o compromisso com o projeto e mostrar a eles a importância do seu trabalho. Aqui, os jovens encontram, além de atenção e carinho, uma alternativa de vida.


Outras informações sobre o Espaço de Construção da Cultura podem ser obtidas atarvés do telefone 0800 - 202000

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer