Criola lhe convida para estar conosco no dia 26/06, das 17h às 20h, na UERJ, participando do Encontro Marcha de Mulheres Negras 2025: Estratégia para Construção de Futuros sem Racismo. Receberemos Cida Bento (CEERT) e Maria do Carmo Rebouças (UFSB), com mediação de Lúcia Xavier (Coordenadora Geral de Criola).
Queremos cocriar um espaço de diálogo e colaboração onde seja possível pensar sobre a implementação de novos processos políticos, sociais e culturais que rompam com o racismo patriarcal cisheteronormativo, colocando a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver como foco de nossa atuação estratégica.
O evento estará sujeito à lotação. Inscreva-se até 24/06:
Saiba mais sobre nossas convidadas:
Cida Bento:
Ativista, psicóloga é doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) e cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), é uma das mais relevantes intelectuais e ativistas do movimento negro brasileiro contemporâneo. Atualmente, integra o Conselho Deliberativo do Instituto Ethos. É professora visitante na Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, faz parte do Grupo Assessor da ONU Mulheres, da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Também atua como conselheira titular do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
Maria do Carmo Rebouças:
Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (CEAM/UnB). Foi becária Romulo Gallegos e advogada especialista da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em Washington, DC, Oficial de Programa e Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Diretora de Cooperação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gerente de Articulação Institucional junto ao PNUD e à Secretaria de Governo da Presidência da República. Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Professora de Direito e credenciada do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB. Cursa estágio Pós-Doutoral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília.
Este encontro faz parte do projeto Construindo Futuros sem Racismo, apoiado por Ibirapitanga, e também conta com o apoio da Superintendência de Equidade Étnico-racial e de Gênero (SUPEERG) da UERJ.
Participe! A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontecerá em novembro de 2025, é mais um marco histórico no qual poderemos movimentar nossa comunidade, exigindo justiça e negociando acordos sociais que ampliem a garantia dos direitos de meninas e mulheres negras.
Até lá!
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer