Você está aqui

AMAZÔNIA RESILIENTE – FORTALECIMENTO DE ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA, LOCAIS E INDÍGENAS

Fonte: Fundo CASA Socioambiental

1 – Introdução

A Amazônia é reconhecida não apenas como umas das regiões com maior biodiversidade do planeta, mas também como uma região em constante disputa política, econômica, ambiental e social. É um ambiente extremamente vulnerável, visado pelo mercado como uma área de exploração a ser “desenvolvida” por meio de grandes projetos de infraestrutura, mineração, agropecuária que geram impactos socioambientais de diferentes dimensões e magnitudes.

A Amazônia também é um enorme bioma que ultrapassa fronteiras e está em diversos países, como a tríplice fronteira que envolve Brasil, Peru e Colômbia, trazendo mais desafios para a gestão desses territórios.

São inúmeros os estudos da importância dos serviços ecológicos das Amazônia para o mundo, para o regime de chuvas para a América do Sul e, principalmente, a sua importância para os povos indígenas e as comunidades locais

Reconhecemos que há anos inúmeras comunidades locais desenvolvem dezenas de atividades que protegem a floresta em pé, seja em projetos de produção, soluções sustentáveis, atividades para o bem viver, entre outros.

Por outro lado, a pandemia do coronavírus deixou muitas dessas organizações ainda mais vulneráveis, sem acesso a recursos para desenvolver suas atividades de proteção da floresta e bloquear a expansão de atividades predatórias em seus territórios. Essa chamada tem como objetivo fortalecer essas organizações.

2 – Parceria Fundo Peru e Fundo Emerger

Essa chamada de projetos integra uma iniciativa de três fundos que atuam na PanAmazônia. Surgiu a partir da mobilização comunitária pela justiça racial, social e ambiental, como forma de apoiar os grupos que seguem enfrentando os maiores desafios relacionados a defesa de seus territórios na Amazônia, por isso, tem como objetivo também contribuir para aumentar sua resiliência frente a tais impactos.

Composta pelo Fundo Casa Socioambiental (Brasil), Emerger Fondo Socioambiental (Colômbia) e Fondo Socioambiental Peru, essa iniciativa tem como meta promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais na Amazônia do Brasil, Peru e Colômbia, que foram mais vulnerabilizados para pandemia de Covid-19.

Todos os Fundos que integram essa Iniciativa realizarão seus próprios editais em seus países, cabendo a cada um deles a disponibilização das informações pertinentes a sua Convocatória de Projetos.

Consulte o site de cada Fundo para saber mais sobre seus editais.

Para mais informações e documentação: https://casa.org.br/chamadas/amazonia-resiliente-fortalecimento-de-organizacoes-de-base-comunitaria-locais-e-indigenas/

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer